Texto sobre saúde

Tive que fazer um texto sobre saúde para uma possível vaga de estágio. Resolvi publicá-lo aqui para que todos possam me ajudar a avaliá-lo. Mesmo que ninguém leia esse blog.

Saúde é um tema muito aberto. Pode referir-se à saúde da alma, do planeta, dos animais, plantas… Mas existe um tema de maior importância: A saúde do corpo. Todo ser humano, por própria definição da vida, irá morrer. Porém é tarefa da medicina adiar o máximo possível essa data. Mas, apesar do crescente progresso da medicina, essa está se tornando um dos trabalhos mais complicados que se pode executar.

Moore e Persaud em seu livro Embriologia Clínica, defendem que a vida é o espaço de tempo entre a concepção e a morte. Mas vários fatores influenciam no tempo de duração desse ciclo. E todos eles estão relacionados com a saúde. Saúde, para a Organização Mundial da Saúde (OMS), é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. Portanto, coisas que não se imagina que sejam prejudiciais, como um longo engarrafamento, comum em todas as metrópoles do mundo, pode estar causando prejuizos à saúde. Os males causados vão desde má circulação e fadiga muscular até altos níveis de estresse.

Apenas com esse pequeno exemplo é possível ver que a tecnologia influência na saúde humana. Mas, obviamente, ela não o faz só para o mal. O mundo está se tornando cada vez mais velho. E incentivando hábitos mais saudáveis, como leis que restringem o fumo. Antes pessoas portadoras de defeitos genéticos estavam praticamente condenadas à morte. Mas a medicina permitiu que várias pessoas fossem salvas. O transplante de órgãos, a descoberta dos antibióticos e as vacinas são apenas alguns dos avanços médicos responsáveis por todos esses benefícios sociais.

Mas a população tem que se cuidar, não podendo deixar toda a sua qualidade de vida a cargo da medicina. Os excessos da vida moderna estão cada vez mais comuns. Evitar alimentos muito gordurosos ou com excesso de sódio, manter hábitos saudáveis como fazer exercícios físicos constantes e evitar o uso de drogas são coisas óbvias que aliadas aos cuidados médicos proporcionam uma boa saúde. E, não custa lembrar, uma boa saúde é um completo bem-estar físico, mental e social.

About these ads

31 respostas em “Texto sobre saúde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s