USP é a melhor ou a America Latina que é péssima?

A Universidade de São Paulo (USP) é a melhor universidade da América Latina. É o que atesta o ranking divulgado pela Quacquarelli Symonds (QS), instituição britânica que avalia a eficiência das instituições superiores ao redor do mundo.  Mas como a melhor instituição de um continente pode não figurar nem entre as 150 melhores universidades do mundo?

A USP é reconhecidamente a melhor universidade do Brasil e há anos possui o mais concorrido vestibular do país. No ranking latino-americano ela é tomada como referência, ou seja, ganha 100 pontos, a nota máxima. Mas no ranking mundial, onde alcança a 169ª posição, sua pontuação é a metade disso.A melhor universidade do mundo é a de Cambridge, no Reino Unido. Em segundo lugar está a Universidade de Harvard, nos EUA. Toda a lista das dez melhores é ocupada por instituições desses dois países. A américa Latina possui uma educação muito deficiente comparada ao resto do globo, a USP, mesmo com seus resultados capengas, é a única do continente a figurar na lista das 200 melhores do mundo.

Mas o Brasil está no caminho certo para a melhora da educação superior. Na lista das 200 melhores na América Latina o Brasil tem 65 universidades, muito a frente do segundo colocado, o México, que possui 35. “Uma educação superior de nível mundial será central para seu desenvolvimento e o novo ranking QS mostra que os investimentos do Brasil já estão começando a colher frutos” disse Danny Birne, diretor do TopUniversities.com, site que hospeda o ranking.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s