Missão Impossível IV: Protocolo Fantasma

Publicado originalmente em foqueando.com

Como diria um amigo meu, Missão Impossível IV: Protocolo Fantasma é um filme de assistir “trancado”. A ação corre na tela a cada instante. Assassinatos de todos os tipos, sutis e escancarados, cenas de luta que aproveitam o cenário de uma forma que nem Jackie  Chan sonharia.E carros, muitos carros. Lindos, velozes, voadores e em batidas homéricas. Missão Impossível IV: Protocolo Fantasma faz você pular da poltrona a cada sequência e ficar sussurrando: “eles não vão conseguir, eles não vão conseguir…”

Sequências e Elenco

Sequências costumam ser ruins. Mesmo quando o original é fantástico, se as amarras da história não estiverem claras, o fracasso é quase certo. É  fato que história nunca é o forte dos filmes de ação, apenas um pano de fundo para que as lutas e os efeitos especiais. Mas Missão Impossível IV consegue prender o espectador com os pequenos mistérios e conflitos pessoais que envolvem os personagens, em especial o analista Brandt (Jeremy Renner) e, claro, Ethan Hunt, o mais clássico papel de Tom Cruise. A ação é interrupta, mas não confunde a platéia e tem muita qualidade, ao contrário do filme anterior, Missão Impossível III

Tom Cruise e o Futuro da franquia

Tom é um diferencial do filme, seus 49 são aparentes, mesmo sobre as muitas camadas de maquiagem, mas está impecável nas cenas de ação. Assistir o tanto que ele corre já me deixou cansado. Cruise também atuou como produtor e nessa função logrou êxito semelhante. Fez uma turnê de divulgação do filme e buscou desassociar a imagem de Missão Impossível da imagem dele mesmo. Isso por que tanto o final do filme, quanto os sinais dados pela Paramount, é que haverão sequências futuras, mas provavelmente protagonizadas pelo personagem de Renner,  Missão Impossível IV: Protocolo Fantasma funciona quase como uma passagem de bastão de Hunt para Brandt.

Melhores cenas e orçamento

As cenas são todas de tirar o fôlego. Os roteiristas não foram muito criativos e ainda escolheram como inimigos máximos a Rússia e as crises nucleares. Mas as cenas são super bem pensadas e bem produzidas. A escalada no Burj Califa, a explosão do Kremilin, o assassinato em Budapeste, a batida de carro em Moscou, a confusão em uma garagem vertical em Bombaim… Tantas viagens não poderiam ter saído barato, por isso o orçamento do filme foi de 140 milhões de dólares, mas alcançou o topo da bilheteria americana no seu final de semana de estreia.  Missão Impossível IV: Protocolo Fantasma consegue ser bom a ponto de resgatar uma história que todos imaginavam estar morta.

Uma resposta em “Missão Impossível IV: Protocolo Fantasma

  1. Pingback: Os Vingadores: Uma marca | BSBruno

Deixe um comentário