Melhores

Conheça as principais obras do modernismo brasileiro, em um dia e sem sair de casa

A escultura "Anjos" de Alfredo Ceschiatti, por exemplo, é muito conhecida, porém poucos sabem seu autor

Não é necessário andar muito, em toda entrequadra de Brasília há alguém dizendo: “Não tem nada para fazer nessa cidade”. No entanto, o Distrito Federal é a Unidade da Federação com maior proporção de museus por habitante, são 60 no total, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A maioria destas instituições é de órgãos federais, cerca de 57% do total, e estão reunidas no centro da cidade, em especial, na Esplanada.

Jovens chegam a gastar R$ 1,2 mil por ano em camisas alternativas

Um negócio que começou com uma loja no Conic se espalha por Brasília. O comércio de camisetas alternativas não parecia um mercado lucrativo há dez anos, porém atualmente só no conjunto comercial são seis lojas especializadas apenas nesse produto. Mas o sucesso não é só medido pelo número de lojas, mas também pela satisfação do público. Não é difícil encontrar clientes que comprem mais de 30 camisetas por ano.

Reforma das passagens subterrâneas apaga grafites no Eixão

As passagens subterrâneas sob o Eixão, que eram reduto da prática do grafitismo, ganharam paredes brancas. A Administração de Brasília, em parceria com a Novacap, está revitalizando e pintando as passarelas que se estendem pelos 16 quilômetros da via. Em outubro, quando terminam as reformas, deve ser lançado o projeto Grafite, proposta que pretende colorir os muros pálidos. A ideia, porém, não agrada todos os grafiteiros.

Chamem o Batman

Quando alguém entra em um cinema, se dizendo o coringa, assassina doze pessoas e implanta bombas no próprio apartamento, é quando você começa a querer que a ficção venha à realidade. Que não só os vilões habitem nosso mundo, mas que os heróis possam eles mesmos rasgar as telas 3D e virem nos defender.

Gabriel García Márquez está demente

Gabriel García Marquez não poderá mais escrever. Um dos letrados mais famosos de todo o mundo, responsável por sucessos como ‘Cem Anos de Solidão’ está entrando em um estágio de demência por causa da velhice. Bem a exemplo de José Arcádio Buendía, seu personagem mais memorável, que construiu uma cidade, uma família e morreu à míngua amarrado em uma árvore.

Um céu de diamantes em Brasília

O sol se punha quando o elenco de ‘Beatles num Céu de Diamantes’ subiu no palco. Na platéia foi a primeira vez que se reuniu um grupo tão diverso. O Centro de Convenções estava praticamente lotado, ainda considerando-se que era uma sessão extra do espetáculo, se percebe o sucesso do espetáculo de Charles Möeller e Claudio Botelho. Senhores de idade acompanhavam suas esposas, filhos, noras, netos… Namorados de todas as idades e crianças se divertiam ao som da banda mais famosa do mundo.

 Vida entre flores

Nilo conhece melhor o toque da Caliandra que o da sua mulher. Passa mais tempo entre as patas-de-vaca do que com seus filhos. Nilo é um vendedor de flores. O dia dos namorados se aproxima e com ele a seca, do clima, e a seca, da boca. Além de religiosos do mundo inteiro que vêm conhecer a Catedral Metropolitana de Brasília, Nilo também está atendendo estudantes apaixonados que preferem dar pimentinhas à rosas neste dia do amor. É isso que Nilo faz, vende na rua os amores que não pode dar em casa.

Uma tempestade Brum em Brasília

As ruas ao redor da Livraria Cultura estavam alagadas. Caia no asfalto uma tempestade; na minha cabeça, Eliane Brum inspirava uma tempestade de idéias. A jornalista mais reconhecida e premiada do Brasil é diferente do que eu imaginava. Saltos modernos, em formato circular como nunca tinha visto, cabelo estiloso, bolsa de teclado de computador. Não a imaginava assim. Eliane Brum fuma, vi o Malboro atirado em sua bolsa aberta. Eliane Brum não é um mito, mas uma realidade e isso faz dela uma mulher ainda mais interessante.

Seres voadores da Ucrânia invadem Brasília

Não conheço nada de balé. Fui ao Teatro Nacional esperando que a apresentação do Balé Nacional da Ucrânia fosse repleta de collants e delicadeza. Ledo engano. Maravilhoso engano. Virsky era uma dança quase nacionalista e sem nada do que eu imaginava. Por mais que a orquestra tenha se empenhado em tocar lindamente, todas as atenções se voltaram aos bailarinos. Bailarinos no masculino. As coloridas borboletas fantasiadas de moças no palco não foram páreo para espadas, lanças, sapateado e saltos gigantescos dos homens.

 1ª Bienal do Livro trará Caetano Veloso, Capital Inicial e outros para Brasília

Bienal BRASÍLIAVocê já leu um livro que achasse que foi escrito para você? Então aproveite a oportunidade, talvez o autor dessa obra esteja na programação da 1ª Bienal do Livro e da Leitura do Brasil, que acontecerá na Esplanada dos Ministérios, de 14 a 23 de abril.

 

Troféu imprensa faz festa sem muito brilho

troféu imprensaJurados ficaram sem graça de criticar programas do SBT na frente de Sílvio Santos. Neste domingo (25) aconteceu a 54ª edição do Troféu Imprensa e do Troféu Internet 2012. Como em todos os anos a bancada de jurados é a mesma, é comum que os premiados se repitam. Roberto Carlos levou o troféu pela 17ª vez. Daniel foi indicado a categoria por 11 anos seguidos, nunca levou a estatueta e este ano acabou ficando fora da disputa.

Ney Matogrosso fala sobre seu show

Ney Matogrosso, aos 70 anos, e quase quarenta anos de carreira esbanja seu profissionalismo. O cantor chega a Brasília para se apresentar no 1º FestiArte, evento que já trouxe vários artistas de renome para a cidade.

O dia e a noite no mesmo lugar

Stephen Wilkes é um famoso fotógrafo americano. Seu trabalho já foi homenageado pelo congresso americano. Stephen fotografa diversos temas, de retratos para editoriais de moda, até cidades arrasadas por furacões. Mas sem dúvida seu projeto mais interessante é Day To Night.

O lado sombrio dos Grimm

Estreou ontem no Universal Chanel a série Grimm. Programas sobre mundos encantados estão na moda, os contos de fada estão muito populares na mídia americana. A Branca de Neve, por exemplo, ganhará dois longa-metragens no ano que vem, além da série de tv Once Upon A TimeMas Stephen Carpenter achou que as coisas estavam boazinhas demais e decidiu criar uma das mais soturnas séries da temporada.

Uma família de Móveis

Nunca ninguém saiu de um show do Móveis sem estar com a palma das mãos vermelhas. Móveis é melhor que uma aula de spinning, o público sempre perde pelo menos um quilo de tanto pular, aplaudir, agachar, gritar, dançar… Móveis é uma celebração à vida.

“Rali” em Brasília

Motoristas se arriscam na BR-040 e ultrapassam carros pelo acostamento e até pelo canteiro lateral da pista

Você sabia que O Fantasma da Ópera tem uma continuação?

Todos pensavam que ele havia desaparecido. Não, não estamos falando do Fantasma da Ópera, mas sim do compositor Andrew Lloyd Webber, criador desse sombrio musical (e maior sucesso do gênero). Lloyd não havia parado de produzir, mas suas novas empreitadas não conseguiam repetir o sucesso arrebatador da peça que escreveu em 1986. Talvez por isso ele tenha resolvido dar essa continuação ao Fantasma, O Amor Nunca Morre (Love Never Dies, em inglês).

Red Hot + Rio 2: Beirut, Gretchen e Bat Macumba

A música brasileira ganhou mais uma homenagem. Foi lançado em julho deste ano o álbum Red Hot + Rio 2, uma coletânea que faz a continuação do Red Hot + Rio de 1996. A produção dos dois CDs é da Red Hot Organization, ONG que apóia iniciativas de combate à AIDS ao redor do mundo. A intenção era homenagear a tropicália, mas acabou que até a Gretchen entrou nesse engodo.

Homens bonitos no metrô. Eles são mais do que você imagina

Site disponibiliza fotos dos mais belos usuários do metrô de Londres. O projeto em menos de 7 meses já é um sucesso.Um grupo de amigos londrinos teve uma ideia muito inusitada. E se nós fotografássemos todos os homens bonitos que encontramos no metrô? O resultado desse pensamento é o site TubeCrush.net

Cientistas americanos criam a pior música do mundo

Qual é a pior musica que você já ouviu? E a melhor? Cientistas americanos fizeram essas perguntas a um grupo de 500 americanos. Usando as respostas dadas, eles se aventuraram pelo mundo musical lançando dois sucessos imediatos de crítica: “A melhor” e “A pior música de todos os tempos”

Nada pra fazer? Que tal jogar Quadribol?

Harry Potter despertou fãs em todo o mundo. Aqui mesmo no Foqueando, dos doze escritores, pelo menos oito dariam tudo para ter recebido a carta de Hogwarts. Mas existem fãs que são tão enlouquecidos que ultrapassam a fronteira do absurdo e do ridículo para trazer um pouco do universo mágico para a vida real.

Pague o “Rent” em Brasília

Para chegar ao teatro Dulcina de Moraes, o espectador passa por várias pessoas que poderiam ser personagens do Rent. Estar no Conic já faz com que se entre na atmosfera do musical. Passam-se por prostitutas, zumbis do crack, travestis, depressivos, tudo o que é marginal da sociedade, tudo sobre o qual Rent fala.

Ainda é arriscado ser jornalista no Brasil

Mesmo com maior liberdade de imprensa, o Brasil continua sendo um dos países em que mais jornalistas são ameaçados por ano.

Diplomacia nada diplomática

No Correio Braziliense desse domingo uma matéria me chamou a atenção. O texto trata do ranking das capitais mundiais com mais embaixadas do planeta. Na lista das 20 cidades com mais missões diplomáticas só estão presentes duas cidades latino-americanas: Brasília e Havana.
 

As Esquecidas da Mídia

 As mulheres acima do peso sempre tiveram tratamento distinto na imprensa. Ou melhor, foram praticamente esquecidas. Em uma rápida pesquisa no Google Notícias encontra-se 8.440 resultados para a palavra “dieta” e apenas 49 para o vocábulo “gordinha”. E dentre estes 49 resultados alguns têm títulos como Pânico de engordar 14 kg.

Alfabetização Bilíngue, as crianças que já nascem sabendo

Uma escola bilíngüe chega a custar o dobro de uma escola particular convencional. Mas pessoas que passaram pelo processo e professores afirmam que o processo dá bons resultados.

Jogo de Cena

Em cartaz há 26 anos o jogo de cena é uma alternativa barata e de qualidade para os brasilienses amantes da arte. O Jogo de Cena é tido como um “espaço vitrine” na opinião dos seus próprios criadores. Com ingressos de 10 reais o público tem acesso à seis diferentes atrações em cartaz na cidade. Atores, músicos, artistas plásticos e cineastas se apresentam em um mesmo palco, cada um com aproximadamente 10 minutos para mostrar seus trabalhos atuais.

Detrás Da Notícia

O caso da chacina em Realengo é o exemplo mais recente que temos. Exatamente uma semana após a tragédia e com os mais variados tipos de coisas acontecendo no mundo – a possível inclusão da África do Sul no grupo dos Bric’s é um exemplo claro – ainda vemos em todas as manchetes os desdobramentos da história de todas as pessoas ligadas a Wellington Menezes e ao que ele fez.

Um tsunami na Folha

Sábado passado a Folha Ilustrada publicou uma charge tão polemica quanto as citadas. O desenho retrata o tsunami chegando no Japão, arrastando prédios, carros e com uma usina nuclear ao fundo. A obra é baseada na famosa xilogravura japonesa A Grande Onda de Kanagawa, publicada em 1830. Esse é um dos grandes desenhos símbolo do Japão e já foi fonte de inspiração para vários artistas.

A Raquel venenosa e a Raquel das telas

O Brasil tem uma certa tradição de filmes polêmicos, desde os mais cults Amarelo Manga e Cronicamente Inviável até os mais comuns como Do Começo Ao Fim. Mas nenhum deles conseguiu atrair a atenção que o filme Bruna Surfistinha teve. Foram mais de 400 mil espectadores somente em seu final de semana de estréia.

Porque hay cosas que no se puede creer

Os curtas-metragens nunca tiveram a mesma fama dos longas. Talvez as pessoas não acreditem que seja possível contar uma boa história, desenvolvida e amarrada em apenas 15 minutos. Esse é obviamente um pensamento obsoleto. Curtas podem nos envolver tão ou mais que os filmes comuns. Mas nenhum curta jamais alcançou a fama de “Porque Hay Cosas Que Nunca Se Olvidan” (porque existem coisas que não se pode esquecer, em tradução livre), um filme de Lucas Figueroa.

Tulipa Ruiz se apresenta em Brasília

Tulipa Ruiz é tida como uma das melhores vozes da nova geração de cantoras da MPB. Como todas as revelações atuais da música, alcançou a fama quando postou algumas das suas composições no site de relacionamentos Myspace. No dia 22 de janeiro, em sessão dupla, Tulipa se apresentou pela primeira vez em Brasília. E foi aplaudida de pé. Tulipa tem o dom de encantar o público com uma naturalidade incomum diante das platéias desconhecidas.

Noite C_mpl_ta

   “A gente se deu tão bem Que o tempo sentiu inveja  Ele ficou zangado e decidiu Que era melhor ser mais veloz  E passar rápido prá mim.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s